Navegação Voltar para home
Navegação Voltar para APDESP Informa
Redes Sociais APDESP INFORMA - ED 201 (Mai/Jun)

Na Rede

A página do TPD Inteligente no Facebook e o blog da APDESPBR conectam profissionais de todo mundo em uma comunidade ativa na prótese e na odontologia. Evidenciando a informação de qualidade nas mídias digitais da APDESPBR, a APDESP Informa mostra o trabalho de TPDs e CDs que estão fazendo a diferença por meio de novas técnicas, serviços, entre outros, para inspirar a sua carreira e os negócios. O TPD Bernardo Tavares, 32, é um dos destaques nas redes sociais da APDESPBR. Natural do Rio de Janeiro, com seu vasto conhecimento no segmento protético e um forte engajamento nas mídias digitais da associação, o técnico foi escolhido como personagem da coluna Na Rede desta edição. Confira abaixo o bate papo que tivemos com o TPD.


1. Como você conheceu a prótese dentária?

Quando tinha 7 anos, minha mãe se casou com um técnico de prótese dentária que tinha um laboratório em Copacabana, onde fui criado brincando em meio as bocas de gesso. Aprendi nossa profissão desde muito cedo. Aos 16 anos, já estava trabalhando como office boy, depois fui para a área de gesso, em seguida metal e resina foto. Foi quando me apaixonei por cerâmica e não larguei mais.
Aos 17 anos, fiz o curso de prótese no Sindicato dos Técnicos do Rio de Janeiro e, aos 22, terminei na escola Arte do Dente, também no RJ. Desde então, já trabalhei como ceramista e depois como administrador em um laboratório em Botafogo, até que decidi mudar para Vitória (ES), para montar o meu laboratório, o Centro de Estética Dental. Este foi um sonho que consegui realizar, pois tinha vontade de fazer trabalhos com qualidade e próximo aos clientes, minimizando erros e conseguindo cada dia mais melhores resultados.


2. Quando e por que passou a compartilhar seu trabalho pelas redes sociais?

Em 2013, quando vim para Vitória, não conhecia nenhum dentista. Decidi fazer uma tabela de preços, peguei alguns modelos de curso e fui batendo de consultório em consultório, atrás de trabalho. Logo tive a ideia de comprar uma máquina fotográfica e começar a tirar fotos dos projetos. Postar nas redes sociais foi um grande avanço, pois, na época, o Facebook era a que estava em alta. Em pouco tempo, consegui aumentar o número de trabalhos e estabelecer contato com bons dentistas. Daí em diante, fui desenvolvendo bons trabalhos com uma proposta de qualidade ao invés de volume. Tudo deu certo, até mais rápido do que imaginava.


3. Qual a importância das redes sociais na divulgação do seu trabalho?

Graças a essa estratégia de divulgação, conseguimos crescer e hoje contamos com uma estrutura agradável para trabalhar e nove grandes colaboradores que fazem a diferença, além do sistema de CAD/CAM Amanngirbach. Atualmente, a maior parte da divulgação é feita pelo Instagram @tpdbernardotavares e no site www.centrodeesteticadental.com.br. Por meio destas plataformas, conseguimos mostrar nosso trabalho para o Brasil e assim já conseguimos realizar projetos para dentistas de diversas regiões do Brasil como Amapá, Ceará, Paraíba, Rio de Janeiro, Manaus, São Paulo e muitos outros lugares.
Além da divulgação, o que me deixa mais feliz com as redes sociais são as mensagens de incentivo que recebo, especialmente pelo Instagram. Algumas pessoas, muitas que ainda estão começando, outras até mais antigas na profissão, mandam mensagens de incentivo ou dúvidas, dicas, etc. Gosto muito desta interação, é sempre muito legal e só aumenta esse meu amor pela profissão.





Apdesp Informa - Edição 202 (Jul/Ago)


Sócio empresa